Administrativo e Público

Sócio de Direito Público dá entrevista ao jornal Folha de SP

Reportagem sobre repasse de verbas à Codevasf mostra que políticos escolhiam empresas para receber emendas; para especialistas, isso configuraria indício de ilegalidade

Sócio de Direito Público do KLA, Roberto Lambauer concedeu entrevista ao jornal Folha de SP em reportagem que abordou repasse de verbas à estatal Codevasf por meio de emendas parlamentares.

De acordo com a notícia, políticos escolhiam empresas para receber o dinheiro de suas emendas no momento de indicar à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) a destinação de máquinas, equipamentos ou serviços. A estatal disse atender a pedidos de acordo com lei.

A Codevasf foi criada para promover projetos de irrigação no semiárido, mas foi transformada em uma espécie de loja para os políticos nos últimos dois governos, segundo a reportagem.

De acordo com especialistas ouvidos, o fato de os políticos saberem quais serão as empresas que fornecerão os produtos ou serviços configura indício de ilegalidade e pode violar o princípio da impessoalidade na administração pública.

Para o sócio Roberto Lambauer, “a escolha de uma ata específica, com uma empresa específica, é decisão que extrapola a competência do congressista e favorece a violação dos princípios da administração pública”.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

Cadastre-se em nossas Newsletters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *