Responsabilidade

Os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança) estão presentes na rotina do escritório e em sua relação com clientes, parceiros e fornecedores. Estão sob os cuidados do Comitê de Responsabilidade Social e do Comitê de Ética e Disciplina, ambos formados por sócios-administradores e outros colaboradores. 

O Comitê de Responsabilidade Social atua para o engajamento dos integrantes em projetos jurídicos pro bono, práticas de sustentabilidade e ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) em parceria com os Grupos de Afinidade Racial e LGBTI+.

Já o Comitê de Ética e Disciplina responde pelo Programa de Integridade, com treinamentos periódicos em compliance, pelo Código de Ética e Conduta e pelo Canal Externo de Denúncias.

 

SOCIAL

Atuação Pro Bono

A advocacia pro bono é parte do KLA desde sua fundação, em 2002, como escritório signatário da Declaração Pro Bono das Américas.

Por meio da parceria com o Instituto Pro Bono e a Thomson Reuters Foundation, os advogados assessoram entidades que lidam com demandas socioambientais. Os trabalhos envolvem desde a constituição formal da entidade até orientação sobre captação de recursos, políticas de proteção de dados e consultas trabalhistas.

O KLA também integra o Comitê de Pro Bono, Responsabilidade Social e Diversidade do Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados).

  • Finalista do prêmio TrustLaw Awards 2023, na categoria Impact Award com o guia “Data Protection: a legal comparative study of 9 countries”
  • Reconhecimento Pro Bono Leading Light em 2020, 2021 e 2022, em publicação da Latin Lawyer e do Vance Center
  • Reconhecimento no Latin Lawyer 250 de 2022 pela atuação pro bono
  • Finalista do prêmio Best Law Firm of the Year da Leaders League 2022 na categoria pro bono
  • Vencedor do prêmio TrustLaw Collaboration 2020 pelo projeto “Working Together for Freedom of Information in Ecuador”, realizado pelo KLA com a Fundamedios e outros escritórios na América Latina

SOCIAL

Diversidade, Equidade e Inclusão

Signatário do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ desde 2022, o KLA promove ações de respeito aos direitos de grupos minorizados por meio do Comitê de Responsabilidade Social e dos Grupos de Afinidade LGBTI+ e Racial.

Realiza constantemente seu Censo Demográfico, para ter subsídios para que os projetos do Comitê tenham verdadeiro impacto entre seus integrantes. Promove constantemente palestras com convidados externos e internos, sobre temas de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I), como orientação sexual e combate ao racismo.

O escritório mantém parceria com programas para apoiar o ingresso de universitários de grupos minorizados no mercado de trabalho jurídico, como Incluir Direito, Next Generation of Lawyers e GFC Solidário.

  • Selo de Equidade de Gênero concedido pelo Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) em 2021
  • Selo Paulista de Diversidade concedido pelo Governo de São Paulo em 2018
  • Associados desde 2016 ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que ajuda empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável
  • Parceiros desde 2022 do projeto Conexão Negra, iniciativa do Ministério Público do Trabalho e da OIT Brasil

Governança

O KLA foi um dos escritórios pioneiros no Brasil a desenvolver uma prática interna de Compliance & Investigações e a implementar seu Programa de Integridade. Um dos nossos maiores ativos é o comprometimento com a transparência, a ética, o clima organizacional e a confiança dos nossos colaboradores e clientes. 

O Programa de Integridade inclui treinamentos obrigatórios de compliance, com regras de conduta e disciplina que estão no Código de Ética e Conduta KLA. O código, de leitura obrigatória, é revisado pelo Comitê de Ética e Disciplina.

O Canal Externo de Denúncias, implantado em 2022 e administrado pela empresa Contato Seguro, garante a confidencialidade e a eficácia no tratamento dos relatos, com conexão direta com o Comitê Executivo do KLA.

Ambiental

O KLA adota a assinatura eletrônica em documentos e transformou digitalmente todos seus arquivos, eliminando um consumo de mais de 800 mil folhas de papel por ano. Impressoras foram retiradas dos corredores para desestimular novas impressões.

A reforma do espaço físico do escritório em 2022 também inaugurou uma nova fase de consumo de recursos, com a eficiência energética da iluminação em todo o espaço. Pontos de coleta de resíduos recicláveis e orgânicos estão espalhados pelos andares para estimular o descarte consciente e favorecer o trabalho de coleta seletiva do condomínio.

  • Assinatura eletrônica em documentos evitou a emissão de 2,7 toneladas de carbono até 2022, além de ter poupado 28 mil litros de água e 1 tonelada de madeira
  • Plantio de 200 árvores em 2022 com a ONG Iniciativa Verde compensou as 60 toneladas de pegada de carbono geradas no segundo semestre do ano