< Mídia e Operações

Nova Lei de Licitações: Sócio de Direito Público aborda tema em artigo

A Nova Lei de Licitações, publicada em 2021, se tornará obrigatória em toda a administração pública ainda em dezembro de 2023, após duas prorrogações

O sócio de Direito Público, Roberto Lambauer, e a advogada da área Natalia da Silva tiveram artigo publicado SBT News tratando da Nova Lei de Licitações e as questões de sustentabilidade nas contratações públicas.

A Nova Lei de Licitações (NLCC) foi publicada em 2021 e se tornará obrigatória em toda a administração pública ainda em dezembro deste ano. Após duas prorrogações de prazo para vigência, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou a baixa utilização da nova lei e optou por torna-la obrigatória.

Apesar de o cenário normativo possuir diversas inciativas sustentáveis, ainda é necessária uma regulamentação mais apurada, uma vez que o índice de litigância nas contratações públicas é alto no Brasil.

A nova legislação traz regras gerais paras contratações públicas. Isto é, tendo em vista que Estados e municípios têm passado por importantes processos de edição de seus marcos sobre o tema, a partir deste mês estarão sob amparo da nova lei federal. Sendo assim, os servidores e administradores públicos precisam ser capacitados a partir das novas regras.

Além dos desafios operacionais, a NLCC inicia sua vigência sob novos contextos político, econômico e social, num era da preocupação por soluções socioambientais.

Dessa forma, a NLCC parece inovar além de abrir espaço para a criação de instrumentos voltados à sustentabilidade socioambiental. Essa questão pode ser notada já na fase preparatória, que a obrigatoriedade do estudo técnico preliminar ganhou destaque na nova legislação e veio acompanhada do dever da administração pública contratante de descrever possíveis impactos ambientais e as respectivas medidas mitigadoras (art. 18, §1º, inc. XII).

Clique aqui para ler o artigo completo.

Cadastre-se em nossas Newsletters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *