< Mídia e Operações
Imobiliário

Regularização fundiária é tema de artigo de sócia do Imobiliário no JOTA

Artigo publicado em portal explica como o "narcodesmatamento" pode gerar danos sociais profundos, e que sua origem está na irregularidade fundiária

A sócia de Direito Imobiliário Luanda Backheuser teve o artigo “A encruzilhada da regularização fundiária na descarbonização” publicado no portal de notícias JOTA.

O texto trata de sustentabilidade e de como a descarbonização é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, contribuindo com a mitigação de riscos territoriais.

“Os recursos necessários, rumo a uma economia de baixo carbono, dependem em grande parte da possibilidade de se agregar valor a esse processo, de forma que a melhor alternativa socioambiental seja também sustentável economicamente”, cita Luanda em seu texto.

Atualmente no Brasil, o “narcodesmatamento” tem comandado diversas regiões do país, o que proporciona danos sociais profundos. Por mais que a solução deste problema seja multidisciplinar, sua origem está na irregularidade fundiária, segue a análise da advogada no artigo.

Isso se dá pelo fato de que o sistema fundiário brasileiro tem sido ineficiente desde o período colonial, sendo a premissa de posse o principal instrumento de ocupação territorial.

Assim, a titularidade dos imóveis rurais brasileiros acaba sendo regida em sua maioria pela insegurança jurídica, tornando-se parte da premissa de sua irregularidade.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Cadastre-se em nossas Newsletters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Para mais informações: