A head de Propriedade Intelectual e Proteção de Dados do KLA, Ana Carolina Cesar, concedeu entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios para tratar sobre plágio e como evitar a violação da propriedade intelectual.
O tópico sobre plágio veio à tona nas redes sociais na última quarta-feira (18) após o lançamento da música “Magia Amarela”, que foi usada numa publicidade e acusada de plagiar o álbum “AmarElo”, de Emicida. Com o assunto em alta nas redes, iniciou-se os debates sobre saber até que ponto a propriedade intelectual pode ser violada e como evitar esse risco.
Ana Carolina falou na reportagem à revista que obras artísticas, literárias e científicas, por exemplo, são protegidas pela lei nº 9.610, de direitos autorais, como descrito no texto: “O plágio é qualquer ação que se aproprie de algo de autoria de um terceiro sem a sua autorização prévia”.
Para a advogada, a melhor saída nessas circunstâncias é a prevenção, isto é, a contratação de profissionais que façam uma análise jurídica para determinar se os elementos utilizados são protegidos por direitos autorais. Caso haja o interesse em utilizar a propriedade intelectual de outra pessoa ou empresa, diz ela, é necessário buscar por uma autorização prévia e expressa.
Clique aqui para ler a reportagem completa.