O advogado da área de Direito Penal Empresarial, Victor Fanti, teve artigo publicado no livro “Caderno de Ciências Penais: reflexões sobre as Teorias da Culpabilidade“, da Editora Dialética.
Victor Fanti assina o artigo “Terias da Culpabilidade da Pessoa Jurídica: Uma Análise a partir do Direito Penal Brasileiro“.
Seu artigo tem por finalidade responder duas perguntas essenciais: se o conceito de culpabilidade é fundamental para a responsabilização da pessoa jurídica e no que deve consistir esse conceito.
“Para responder tais perguntas, o primeiro item destina-se à exposição do contexto jurídico-penal brasileiro de responsabilidade da pessoa jurídica, de modo a estabelecer balizas para a discussão. Já no segundo item, serão apresentados argumentos que revelam a imprescindibilidade de um conceito próprio de culpabilidade empresarial para sua responsabilização”, escreve Victor Fanti em trecho de seu artigo.