Ambiental

Minas Gerais lança programa de conversão de multas ambientais

PECMA permite conversão de multas em projetos de preservação e oferece descontos de até 50% para adesão dentro do prazo; saiba como participar

Informativo redigido por Giovanna Parigi

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) lançou o Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais (PECMA), uma iniciativa para agilizar o pagamento de multas e investir na recuperação do meio ambiente.

O PECMA foi criado pelo Decreto nº 48.994, de 10/02/2025, e busca converter valores de multa aplicados em autos de infração a iniciativas de preservação, conservação e educação ambiental.

O prazo para adesão ao PECMA com a aplicação de 50% de desconto sobre o valor da multa é até 10/07/2025, para processos administrativos iniciados até 10/01/2025. É possível aderir ao programa pelo Portal Ecossistemas da SEMAD-MG.

Nele, o interessado irá assinar o Termo de Composição Administrativa (TCA) e, após a análise do órgão ambiental, será emitido o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento da multa com o desconto.

Questões importantes

  • O programa não se aplica a multas definitivas ou em fase de parcelamento.
  • A adesão implica no reconhecimento da infração.
  • Existem restrições para casos de infrações graves.

Veja as demais regras

  • Os descontos podem variar de 30% a 50% a depender do momento de adesão ao Programa. Se ocorrer em até 20 dias do recebimento do auto de infração, o interessado tem direito a 50% de desconto. Após a autuação e antes do julgamento da defesa, o percentual é de 40%. Já se aderir durante o prazo de interposição do recurso administrativo ou antes do seu julgamento, o desconto será de 30%.
  • De todo modo, para os processos administrativos iniciados até 10/01/2025, independentemente da fase processual, há possibilidades de adesão ao PECMA com aplicação de 50% de desconto sobre o valor da multa simples se o interessado de manifestar até 10/07/2025.
  • Para pessoas jurídicas de direito público, considerando o prazo previsto acima, o desconto será de 70% sobre o valor consolidado da multa.
  • A conversão importa em reconhecimento da responsabilidade pela infração cometida e não desobriga o interessado a atender outras exigências como reparação do dano causado e a regularização ambiental, se for o caso, bem como o cumprimento de outras penalidades como embargo ou suspensão de atividades.  
  • Não é permitido aderir ao Programa se a infração ocasionou morte humana, utilizou métodos cruéis para abate ou captura de animais ou resultou no rompimento e extravasamento de barragem de rejeito ou deslizamento de pilha de estéril.
  • Após a adesão, o pagamento da multa poderá ser feito integralmente, pelo DAE, ou parcelado, nos termos do Decreto Estadual nº 46.668/2014.
  • O descumprimento do acordo levará ao pagamento da multa no seu valor original, majorada em 50%, nos termos do § 2º do art. 106-A da Lei Estadual nº 20.922, de 2013.
  • Fica sob responsabilidade da SEMAD criar um banco de projetos para alocar os recursos advindos do PECMA, sendo admitida às pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos), a participação e submissão de projetos, conforme as regras estabelecidas pela SEMAD.

Cadastre-se em nossas Newsletters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *