O sócio da área tributária, Luís Flávio Neto, concedeu entrevista nesta quarta-feira (21) ao portal JOTA sobre o texto da reforma tributária que trata das alterações no Imposto de Renda, que pode fazer com que temas como Juros Sobre Capital Próprio fiquem menos comuns no Carf.
Na matéria intitulada “Reforma pode trazer debate sobre distribuição disfarçada de lucros de volta ao Carf”, Luís Flávio trata sobre a distribuição disfarçada de lucros, ou seja, quando as empresas, com o intuito de fugir da tributação dos dividendos, buscam outras formas de remunerar o sócio.
“Seria o exemplo de [a empresa] pagar o aluguel do sócio. O sócio não vai mais receber dividendos e comprar o carro, a empresa vai dar como benefício o automóvel”, explicou à reportagem.
Outro tema abordado por Luís Flávio Neto na entrevista foi a indedutibilidade dos Juros Sobre Capital Próprio (JCP) das bases do IRPJ e da CSLL. “[Com o PL 2337/21] O JCP continua existindo, continua sendo vantajoso em alguns casos, mas a atratividade da opção fiscal com certeza será reduzida”, definiu.
Para conferir a matéria completa, clique aqui.