O surgimento de inovações tecnológicas e regulamentações juntamente a evento globais como a pandemia do COVID-19 são agentes responsáveis por interrupções repentinas na cadeia de suprimentos das empresas, de forma que podem afetar seus negócios. Por esse motivo, os GCs são peças fundamentais dentro das empresas, uma vez que devem buscar oportunidades potenciais para as empresas, além de prever os possíveis riscos por trás das mesmas.
Para tratar desse assunto, nossa sócia de Direito Societário, Fusões e Aquisições, Karin Alvo, participou como moderadora no “LACCA Live: São Paulo 2022”, no painel “Growth and risk in a changeable climate”, que aconteceu no dia 05 de maio.
O painel abordou a questão que muitas empresas vêm sofrendo nesse período pós-pandemia em que o cenário de negócios ainda está instável, com isso, existe a necessidade das empresas de possuírem os GCs, tais quais possuem uma visão ampliada das oportunidades e seus possíveis riscos, permitindo que a melhor decisão seja tomada, de modo a não prejudicar o crescimento da empresa.
“Os GCs proativos precisam gerenciar oportunidades de negócios, gerenciar orçamentos, gerenciar equipes, gerenciar um número de casos de litígio. GCs proativos não podem ignorar nada”, explica Karin.
Tópicos como capital de risco corporativo foram pautados dentro dessa temática, isto é, esse é um método que está se tornando cada vez mais popular entre as empresas como forma de investir em novas tecnologias sem o prazo ou o risco de desenvolvimento interno.
Além disso, o objetivo de muitas empresas é eventualmente trazer as start-ups internamente. No entanto, isso pode exigir que os GCs e advogados externos projetem uma estrutura para acomodar um modo diferente de trabalho e pode até incluir a criação de uma empresa limitada dentro da organização mais ampla, como explicou Karin.
Seja mitigando o risco potencial ou explorando uma oportunidade emergente, a abordagem proativa só terá sucesso se o conselho interno e externo tiver uma compreensão detalhada dos objetivos estratégicos da empresa e seu papel para alcançá-los. A falha em definir um roteiro e recursos escassos podem ser desperdiçados, mesmo quando as oportunidades são perdidas e os riscos ignorados. Implementado com sucesso e internamente, pode desempenhar um papel importante para ajudar a empresa a permanecer competitiva mesmo em tempos incertos.