Grupo de trabalho formado por 13 capítulos nacionais da Transparência Internacional na América Latina elaborou um guia contendo análise de riscos relacionadas a compras públicas de emergência. O guia indica cinco estratégias principais que os governos devem considerar para redução de riscos de corrupção e uso indevido de recursos extraordinários neste período de crise causado pela pandemia do Covid-19.

O documento foi divulgado na última quinta-feira (26/03) em coletiva de impressa virtual em que o grupo discutiu as cinco estratégias recomendadas: (i) transparência de dados atualizada em tempo real, (ii) administração responsável dos recursos, (iii) prestação de contas no final do período de emergência, (iv) mecanismos para evitar concentração ou monopolização de fornecedores de bens e serviços e (v) adoção de mecanismos emergenciais de acompanhamento dos gastos públicos sob coordenação de órgãos de fiscalização e auditoria.

O grupo irá monitorar comportamentos dos governos em resposta à crise econômica, buscando garantir transparência nos processos e iniciativas públicas e mitigar riscos de corrupção. Para tal propósito, o grupo focará no monitoramento de compras públicas de emergência, a fim de garantir que pacotes de estímulo econômico lançados pelos governos neste período sejam de fato usufruídos pelos grupos que necessitarem dos mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *