Nos Estados Unidos, o DOJ já iniciou enforcement envolvendo fraudes relacionadas a pandemia do novo coronavírus.

O Departamento de Justiça expediu ordem judicial determinando o bloqueio de acesso ao site coronavirusmedicalkit.com, o qual afirmava distribuir kits de vacinas da Organização Mundial da Saúde contra a Covid-19 (algo que ainda não existe), pelo valor de USD 4,95.

O esquema visava a obtenção de lucro por meio de engano dos possíveis interessados, que deveriam informar seus dados bancários. As investigações sobre a página e seus idealizadores ainda estão em curso, e o DOJ não divulgou quantas pessoas foram vítimas da fraude ou quanto foi desviado.

Momentos de crise como o atualmente vivido por todo o mundo, infelizmente, são vistos como oportunidade para fraudadores, por isso todos precisam estar atentos. Neste sentido, após o episódio acima, o Procurador-Geral dos Estados Unidos, William Barr, solicitou que toda e qualquer suspeita de fraude relacionada ao Covid-19 seja reportada ao Centro Nacional Contra Fraudes em Desastres dos Estados Unidos

No Brasil, alguns veículos de comunicação e criadores de conteúdo estão divulgando, através de suas páginas, receitas caseiras prometendo ser a solução para fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, prevenir contágio do Covid-19.

Atualmente, não há nenhuma vacina, medicamento ou qualquer outro tipo de substância que possa vir a combater o Covid-19 oficialmente desenvolvido e lançado. Portanto, é necessário ter bastante cuidado com relação à leitura e compartilhamento de possíveis fake news neste sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *