Em artigo publicado pelo blog da LEC, o sócio das áreas de Direito Penal Empresarial e Compliance & Investigações, Filipe Magliarelli, trata sobre canal de denúncias e estruturação do Sistema de Gestão de Denúncias.
“O canal de denúncias não é, por si, eficaz. Sua real eficácia advém a partir de uma estrutura básica constituída por um programa de integridade, por um escopo definido para o canal, além de políticas e processos de Compliance relativos à apuração de denúncias e irregularidades. Todos esses elementos estruturais constituem o chamado Sistema de Gestão de Denúncias (SGD)”, escreve Filipe.
Além de tais pontos, ele esclarece ainda algumas cautelas necessárias ao se estabelecer o SGD, bem como o caminho para que o canal de denúncias tenha sucesso. “Estabelecer um canal de denúncias eficiente e um Sistema de Gestão de Denúncias estruturado é um processo que exige dedicação e investimento. Mas tê-los e mantê-los ativos e vivos é o grande diferencial dos programas de compliance de onde nascem frutos significativamente mais valiosos e duradouros”, finalizou.
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