O tema da privacidade e da proteção de dados vem sendo impulsionado de forma crescente. Este dia 28 de janeiro é marcado pelo Dia Internacional da Proteção de Dados (Data Privacy Day), iniciativa que visa promover a conscientização, cultura e melhores práticas de privacidade e proteção de dados.
Em referência a esta data, as advogadas da área de Proteção de Dados, Vanessa Pirró, Ana Carolina Cesar e Juliana Almeida tiveram artigo publicado pelo Estadão, no qual fazem uma análise sobre as perspectivas para a área neste ano de 2022.
“A relevância da privacidade e da proteção de dados foi impulsionada pela pandemia do coronavírus e pelo aumento da exposição online da população mundial. No Brasil, o momento do debate é muito oportuno, diante da ainda recente vigência da Lei Federal nº 13.709/18, a Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD”, escrevem as autoras do artigo.
As advogadas ainda destacam a atuação e as novas regulamentações de temas prioritários que serão aprovadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a publicação de resolução sobre transferência internacional de dados pessoais, o aumento de investimentos privados em segurança da informação pelas empresas e a conscientização dos direitos envolvendo proteção de dados.
Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui.