Na última terça-feira, 10 de fevereiro, o KLA recebeu o GRI Institute para uma mesa-redonda dedicada ao mercado imobiliário com o tema “O corporativo ideal do futuro é parte de um mixed use?”. O encontro reuniu executivos e especialistas do setor para discutir as transformações do real estate, especialmente diante das mudanças nos modelos de trabalho, do avanço do formato híbrido e da crescente busca por experiências mais completas nos ambientes corporativos.
A mesa-redonda contou com a mediação da sócia de Direito Imobiliário do KLA Luanda Backheuser (na foto, a 4ª da esq. à dir.) ao lado da advogada Ludmila Braga (Mayer Brown Tauil & Chequer), que coordenaram o debate com os executivos Lara Teixeira (Accor), Maristela Sordi (Grupo Lucio) e Maristella Val Diniz (GTIS Partners). Pelo KLA, esteve no encontro também a sócia Mariana Cortez, de Direito Societário e Negócios Imobiliários.
Ao longo do encontro no KLA, foi ressaltado pelos participantes (todos membros do GRI Institute) que o conceito de uso misto — combinando escritórios, residências, hotelaria, serviços e áreas de convivência — tem se consolidado como tendência estrutural, capaz de gerar valor tanto para usuários quanto para investidores.
Entre os principais pontos abordados estiveram a centralidade da experiência do usuário, a relevância da localização e da infraestrutura urbana, além dos desafios práticos de concepção, operação e governança de empreendimentos mixed use. Questões como segregação de fluxos, segurança, logística, convenções condominiais e planejamento técnico desde as fases iniciais foram destacadas como fatores determinantes para o sucesso desses projetos.
O GRI Institute é um think tank global que reúne líderes influentes dos setores imobiliário e de infraestrutura para transformar o ambiente construído por meio de relacionamentos relevantes e pensamento estratégico. Atuando no Brasil desde 2010, o GRI Real Estate consolidou-se como o principal ponto de encontro e debate dos tomadores de decisão do mercado imobiliário nacional.