< Mídia e Operações
Trabalhista

Jurisdição voluntária é tema de artigo publicado no Conjur por sócio de Direito Trabalhista

Sócio de Direito Trabalhista aborda amadurecimento da jurisdição voluntária após a reforma trabalhista em artigo publicado na revista Consultor Jurídico

O sócio de Direito Trabalhista Alexandre Pessoa teve artigo publicado na revista Consultor Jurídico sobre o amadurecimento da jurisdição voluntária após a reforma trabalhista.

A reforma trabalhista de 2017 apresentou a jurisdição voluntária como alternativa a disputas judiciais. Isto é, trata-se de um procedimento para homologação judicial de acordos entre trabalhadores e empregadores, que admite a quitação geral de direitos.

Essa possiblidade de negociação e homologação de acordos sobre direitos trabalhistas dependia da iniciativa do trabalhador de mover uma ação trabalhista contra o empregador. Mas, a partir da reforma, a jurisdição voluntária passou a ser uma boa alternativa à ação trabalhista, apresentando-se como ferramenta importante para operadores do direito, dada a possibilidade de evitar os riscos inerentes às disputas judiciais.

Contudo, conforme o advogado trabalhista descreve em seu artigo, tal alternativa ainda enfrenta alguma resistência, pois para alguns órgãos e poderes públicos as homologações de acordos em processos de jurisdição voluntária não garantem a quitação geral.

Clique aqui para ler o artigo completo de Alexandre Pessoa.

 

 

 

 

 

Cadastre-se em nossas Newsletters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Para mais informações: